O deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) causou forte repercussão nacional ao acusar, da tribuna da Câmara, o ministro do STF Flávio Dino de abuso de poder contra o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). A denúncia foi destaque em veículos como o Diário do Poder, que classificou o episódio como um claro embate político com reflexos institucionais.
Rocha criticou o que chamou de uso seletivo da autoridade por parte de Dino, ao manter no STF inquérito contra Brandão, ignorando o foro adequado — o STJ — e citou como contraste a conduta diferente adotada por Dino em caso semelhante envolvendo o aliado Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.
O deputado também apontou perseguições políticas orquestradas pelo ministro, alegando tentativa de controlar decisões do governo estadual e influenciar indicações ao Tribunal de Contas do Estado, com base em interesses pessoais e de seu grupo político.
Para Hildo Rocha, Dino deveria se declarar impedido de julgar processos com vínculos tão diretos com seus antigos aliados e interesses locais. A crítica, de tom contundente, acende um novo capítulo no embate entre ex-aliados e expõe o desgaste entre o atual governador e o ex-comandante do Palácio dos Leões.
A assessoria de Flávio Dino afirmou que o ministro “não comenta temas de natureza política.”
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
