A batalha entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís pelo espaço do circuito Beira-Mar para as festividades do carnaval 2024, foi escancarada.
Enquanto isso, artistas contratados pelas administrações municipal e estadual, amargam a espera do pagamento de seus cachês, ainda do carnaval do ano de 2023, São João e Natal.
Apesar da falta de pagamento dos artistas, tanto Eduardo Braide, quanto Carlos Brandão prometem uma mega programação para a festividade momesca deste ano, que já começa neste sábado (06), no circuito Beira-Mar, e no domingo (07), na Avenida Litorânea.
Como carnaval se faz é com brincadeiras, e após uma série de manifestações dos artistas, o secretário que andou dizendo que não precisa conhecer de cultura para ocupar a pasta, Yuri Arruda, prometeu que os cachês serão totalmente pagos na segunda-feira,06, e que também será feito um adiantamento para os grupos, que deverão participar da temporada.
Enquanto isso…
Duas viaturas da polícia, incluindo o BOPE, seguem vigiando a estrutura montada na Beira-Mar, para o início das previas carnavalescas.
No início da semana, o prefeito Eduardo Braide, mandou retirar a estrutura de balão colocada pelo Governo para demarcar o espaço. Brandão determinou que fosse recolocada, com direito a escolta da polícia.
Segundo o próprio secretário Yuri, várias reuniões foram feitas com a prefeitura, mas em nenhum momento a administração municipal manifestou fazer programação no local, uma vez que é tradicionalmente ocupado pelo Governo do Maranhão.
De quem é a prerrogativa?
É a Prefeitura de São Luís que autoriza eventos na capital, portanto seria da administração municipal, a prerrogativa de conceder ou negar.
Porém, é notório, que desde a administração de Edivaldo Holanda Jr (que pouco se importava com festa de carnaval em razão da religião), a autorização vinha sendo dada ao então governador Flávio Dino para realização do circuito Beira-Mar, o que acabou virando uma marca do Governo.
Seriam as eleições 2024 ou birra?
O fato é que mal virou o ano, e lá estavam eles: de um lado Braide nas redes sociais anunciando programação, do outro, Brandão fazendo o mesmo, e com direto a 10 atrações nacionais. No meio, nenhuma autoridade para brigar pelos problemas reais da cidade.
Chama a atenção ainda, toda essa confusão somente em 2024, logo no ano de eleição, quando os gestores querem encontrar grandes ações para chamar de suas.
Ou seja: na guerra do pão e circo, parece que vai ganhar quem chegou primeiro pra se mostrar. Agora é esperar para as próximas atrações.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com