A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 12, a Operação Cangaço Eleitoral, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de corrupção eleitoral que operava nas cidades de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís.
grupo é acusado de aliciar eleitores, comprar votos e usar ameaças e intimidações para beneficiar um candidato a prefeito apoiado pela organização.
De acordo com as investigações, eleitores relataram terem sido abordados por membros do esquema, que ofereciam dinheiro ou materiais de construção em troca de votos.
Aqueles que mudavam de opinião ou declaravam apoio a candidatos adversários passaram a ser alvo de ameaças, incluindo represálias realizadas por pessoas armadas ligadas ao grupo.
As vítimas também denunciaram que foram obrigadas a retirar materiais de campanha de oponentes políticos e cessar atividades relacionadas à propaganda eleitoral adversária.
lém disso, a operação apura a possível utilização de recursos públicos federais no financiamento do esquema, com indícios de desvios de valores provenientes de entidades que prestam serviços ao município.
Essa prática poderia justificar os altos valores oferecidos aos eleitores cooptados.
A operação mobilizou cerca de 60 policiais federais, que cumpriram quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com