Iracema Vale vence três eleições e entra para a história da Assembleia Legislativa do MA

A atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, PSB, cravou seu nome na história do Parlamento Estadual, ao ser reconduzida nesta quarta-feira, 13, para o seu segundo mandado à frente da Casa de Leis.

A parlamentar que foi a mulher a ocupar pela primeira vez a cadeira de presidente 2023-2024, em 180 anos de história da Assembleia, agora também passa a ser a primeira presidente reeleita. Iracema, que teve como adversário o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), ex-presidente, é a primeira a vencer três eleições consecutivas, pois para o biênio 2025/2026 precisou vencer duas de uma só vez contra o mesmo candidato.

Com o resultado, a deputada que vem do interior e começou sua vida como vereadora e depois prefeita, não apenas deixa sua marca, como também rompe preconceitos em espaços antes dominados apenas por homens.

Em seu discurso diplomático, Iracema evitou falar em traidores e ponderou sobre os deputados e deputadas que não votaram com ela. “Não tem problema: eu serei a deputada, presidente, dos 42 deputados, como sempre fui e sempre fiz”, garantiu.

Apesar do tom diplomático, fica um recado não para a presidente reeleita, e sim direcionado ao governador Brandão, que há deputados que sobem à tribuna para defender a gestão estadual, mas que por muito pouco não tiveram êxito no golpe.

E aí nunca é demais observar com atenção, o provérbio, “O que os olhos não vêem o coração não sente”…

Votação e apuração

A votação ocorreu por meio de cédulas depositadas em uma urna única, lacrada durante todo o pleito. Após um empate na primeira votação, Iracema e Othelino Neto voltaram a obter 21 dos 42 votos em disputa, tendo como critério de desempate a idade.

 

Participe do blog.

Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade

  • Participe

  • Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com