A disputada eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para o biênio 2025-2026, cuja eleição foi realizada nesta quarta-feira (13), entrou para a história da Casa. Teve como ápice, a inédita votação em dois turnos, entre Iracema Vale (PSB), atual presidente, e o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), ex-presidente da Alema.
Os dois candidatos empataram na primeira votação, ambos com 21 votos cada, e na segunda votação o fato voltou a se repetir com o mesmo número de votos para cada um. Seguindo o regimento interno da Casa, o critério de desempate seguiu pelo candidato mais velho, dando a vitória a atual presidente Iracema surpreendendo aliados da atual presidente e até mesmo os menos otimistas do anterior.
A previsão legal está prevista no artigo 8º do regulamento interno da Casa, que estabelece o critério de desempate por idade em casos como este.
Com 56 anos e sete anos de vida a mais que Othelino Neto (49), Iracema Vale foi reeleição para a presidência da Assembleia.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com