O Governo Federal, em parceria com representantes da academia e da sociedade civil, lançou uma escuta pública para saber a opinião das pessoas sobre o uso de telas por crianças e adolescentes. Para se ter uma ideia, um estudo aponta que as crianças estão utilizando cerca de nove horas por dia, o celular.
O Brasil é um dos países em que se passa o maior tempo utilizando smartphones, telas e dispositivos eletrônicos[1] – em média 9h diárias de uso da Internet segundo um levantamento recente.
A última pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontou que em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no país, sendo o celular o dispositivo mais usado por crianças e adolescentes.
Os principais questionamentos, são a cerca das consequências, principalmente no comportamento, como promover o uso da tecnologia de modo a aproveitar todo seu potencial, ao mesmo tempo sem esquecer do desenvolvimento neurológico, já que é a cada vez mais precoce a utilização dessa ferramenta, a saúde mental e a construção de relações sociais.
As contribuições irão embasar a elaboração de guia orientativo para uso consciente de telas e dispositivos digitais para esse público, oferecendo a familiares, educadores, profissionais da saúde e assistência e à sociedade em geral ferramentas para lidar com a complexa relação da infância e adolescência com o mundo digital.
A pesquisa segue até o dia 23 de novembro por meio da página https: www.gov.br/participamaisbrasil/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com