O deputado federal Nikolas Ferreira protocolou nesta quinta-feira (15) um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. A informação é do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
A motivação, é uma suposta atuação político-partidária do magistrado ao sugerir uma “chapa imbatível” ao Governo do Maranhão durante evento público, de uma universidade particular em São Luís. Para Nikolas, a atitude do ex-governador do Maranhão, configura crime de responsabilidade.
Nikolas Ferreira alega que Dino “transpôs os limites impostos aos magistrados” e utilizou sua condição de ministro para influenciar no processo eleitoral estadual. O documento foi entregue ao Senado Federal, responsável por analisar pedidos de afastamento de ministros do STF.
“Não apenas rompeu com o dever de neutralidade, como utilizou evento institucional, sua visibilidade pública e sua autoridade de ministro do STF para interferir diretamente na seara política do Maranhão”, diz trecho da petição.
Sugestão para Chapa no Maranhão
Durante o evento, Dino se dirigiu ao vice-governador Felipe Camarão, e afirmou: “Coloque a Teresa como vice-governadora, que essa chapa vai ficar imbatível, porque essa mulher é popular”. disse sorrindo, e se referindo à professora Teresa Helena Barros, anfitriã do encontro.