Um fato pra lá de inusitado aconteceu neste domingo (24), no município de Paraibano, interior do Maranhão.
O velório de um homem identificado como Cocino, precisou ser interrompido depois que ele se mexeu dentro do caixão. O fato além de chamar a atenção, também assustou a todos que estavam no velório, a ponto de fazer alguns até saírem correndo do espaço.
Testemunhas garantem também que o corpo teria transpirando e se mexido dentro do caixão. Ao desconfiarem que o homem ainda tinha sinais vitais, os parentes chamaram uma ambulância que levou o corpo de volta ao hospital. Porém, chegando a unidade de saúde os profissionais constataram que ele estava sem vida. Ele foi morto a facadas.
O que ocorre é que membros do cadáver podem sim se mexer, como braços e pernas. O processo começa entre uma e duas horas após a morte e acaba em 24 horas. O processo, tanto a contração como o relaxamento dos músculos gastam moléculas armazenadoras de energia, conhecidas pela sigla ATP. Quando o indivíduo morre e as reservas de ATP se esgotam, os filamentos musculares de contração ficam permanentemente unidos.
É nesse instante que pode haver uma movimentação brusca dos membros, se eles estiverem estendidos. Esse movimento tende a ser sempre em direção ao centro do corpo.

Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com