A Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose tem início nesta segunda-feira (9) no Maranhão. Até a sexta-feira (13) será apresentado um panorama, prevenção e tratamento da Leishmaniose, além de capacitação de profissionais das cidades de São Luís, Caxias e Timon para diagnosticar e tratar precocemente os casos.
Sob a coordenação do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa de Vigilância e Controle das Leishmanioses, entre 9 e 11 de agosto, profissionais dos municípios de Timon, Caxias e São Luís, que atuam no combate do calazar, receberão treinamento para avaliação entomológica da implementação do uso das coleiras com inseticida em cães. A capacitação será realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão, em São Luís, com a presença do pesquisador da Universidade de São Paulo, Fredy Galvis Ovallos.
Este ano, a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose será realizada entre 9 e 13 de agosto. Com parte da programação, o webinar tem como tema “Maranhão Contra o Calazar” e será destinada para profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes.