A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sema, informou na manhã desta quinta-feira, 26, que os tanques dos três caminhões que caíram no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, estão intactos. Ainda segundo comunicado o risco de vazamento de 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas, é mínimo.
De acordo com Caco Graça, supervisor de Emergência Ambiental da Sema, análises foram feitas com o apoio do sonar da Marinha, e por equipes técnicas da própria secretaria e indicaram que a carga química está preservada.
Na remoção da carga, é possível que ocorra o contato de pequenas quantidades com a água, mas que será diluído de forma natural pelo rio, sem danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Desde a última terça-feira, 24, foi retomado o abastecimento de água na região de Imperatriz, após análise e liberação da ANA.
Somente após o término das buscas pelas vítimas do desabamento, um plano específico será implementado para a retirada da carga química e dos veículos submersos.
Alerta à população
A Sema alerta que é necessário evitar contato com produtos que estejam boiando nas águas. Caso seja identificado algum objeto como bombonas de 20 litros com herbicidas, o achado deve ser comunicado imediatamente às equipes no local.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com