A pandemia da Covid-19 modificou a vida de inúmeros maranhenses e fez com que, pelo segundo ano consecutivo, as tradicionais festas de São João, São Pedro e São Marçal fossem suspensas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Nesta terça-feira (29), é comemorado o dia de São Pedro, um dos festejos mais importantes da cultura popular junina do Maranhão. Amanhã quarta-feira (30), Dia de São Marçal, data que também festeja santo junino, juntas as datas encerram os festejos juninos, e tradicionalmente seria realizado o tradicional encontro dos batalhões de bumba-meu-boi, porém devido o decreto estadual em razão da pandemia, ambas as festas não serão realizadas novamente.
O boi do Maracanã, conhecido nacionalmente pelo forte apelo cultural e um dos principais símbolos da cultura maranhense, resolveu mais um ano, realizar arraial virtual para pedir bênçãos a São Pedro.
Por enquanto as festas, cores, gingados, batuques, matracas e pandeirões permanecem apenas nas imagens, lembrança e coração, na expectativa que em 2022 a tradição volte a brilhar na alegria do São João.