O Ministério da Fazenda revelou um relatório que retrata a desigualdade na distribuição de renda, e a riqueza dos brasileiros.
A sondagem apontou ainda que o Maranhão apresentou a menor renda média do país com a metade do valor. O estudo foi concluído em dezembro de 2022, e analisou dados do imposto de renda da pessoa física de 2021 e 2022.
O estudo também revelou a desigualdade de gênero na concentração de renda. As mulheres representam 51% da população em idade ativa do pais, 43% delas declararam imposto de renda.
Endividamento
E não atoa, de cada dez maranhenses, quatro estão endividados, e o grande vilão é o cartão de crédito. Já começou a valer nessa quarta-feira, 03, a nova regra da cobrança no juros do cartão de crédito.
Quem atrasa o pagamento total do cartão de crédito não poderá ultrapassar o dobro do débito original, e isso incluindo os juros. Se a conta for de 100 reais, a dívida não poderá ultrapassar 200 reais.
Fica de fora do cálculo, o IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras, mas vale apenas para débitos contraídos em janeiro de 2024. No Maranhão 39% da população, o que significa quase 3 milhões de pessoas, deixou de pagar alguma conta.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com