
Dados alarmantes revelam que o Maranhão registrou só em 2019, quase 100 casos de violência sexual contra crianças. As informações são da Secretaria de Segurança Pública que detalham que os casos são de janeiro a abril deste ano e contabilizam 321 casos. Se comparados com 2018, o número é ainda maior, 1047 casos.
E os números ainda não representam o verdadeiro cenário de horrores que as crianças vem passando, isso porque muitos casos não chegam a ser denunciados. De acordo com a delegada especial da Mulher, Kazumi Tanaka, que o número não representa nem mesmo 10% do que efetivamente acontece.
“Há estimativas de organismos internacionais que demonstram que os números que chegam aos organismos oficiais não chegam nem a 10% do que efetivamente acontece. Então é um problema que ainda está ocultado, ainda não temos uma dimensão real do problema e nós precisamos trabalhar em cima disso para que essa cultura de estupros ocorridos dentro das relações familiares pare de acontecer como está”, declara a delegada especial da Mulher, Kazumi Tanaka.
Ainda de acordo com pesquisadores e especialistas, as consequências do abuso sexual, devasta vidas e famílias, e por esta razão é necessária a permanente observação, sobretudo de membros da família e pessoas próximas e que de alguma forma possuem convívio com as crianças.
O Centro de Perícias da Criança e do Adolescente em São Luís recebe cerca de 200 casos para analisar por mês, só na região. A perícia identifica se há ou sinais de abuso e nem sempre esses sinais aparecem no corpo.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com