Popularidade de Lula apresenta melhora de acordo com mostra Quaest

Pesquisa do instituto Genial/Quaest aponta que a aprovação do governo Lula chegou a 54% e a reprovação é de 43%. Os números refletem uma recuperação da popularidade do atual mandatário federal. Em maio, a aprovação do petista era de 50% segundo o instituto.

Esse levantamento ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em um total de 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aponta também uma leve recuperação do presidente da República junto ao eleitorado evangélico. Entre os evangélicos, 52% dos eleitores endossam as políticas de Lula; outros 42% reprovam a postura do petista. Essa diferença entre os que aprovam e os que desaprovam é o menor desde outubro de 2023, conforme a Quaest. A reprovação dos evangélicos a Lula chegou a 62% em fevereiro este ano.

A popularidade de Lula ainda é maior entre os eleitores mais pobres. Entre aqueles com salário de até 2 salários mínimos, o petista atinge índice de aprovação de 69%; a reprovação caiu para 26%. Em maio, a aprovação nessa faixa de renda era de 62%

Apesar disso, Lula ainda enfrenta resistência entre os eleitores mais instruídos e com maior faixa de renda. Entre aqueles que ganham entre 2 e 5 salários, Lula é aprovado por 50% (em maio, esse índice era de 49%); entre os que ganham mais do que 5 salários, a aprovação é de 42% (em maio, esse patamar era de 40%).

Entre as regiões brasileiras, Lula conseguiu aumentar sua popularidade em todas, menos no Sul. Na região Sul, assolada pelas chuvas, a aprovação ao governo petista caiu de 47% em maio para 43% agora em julho. Em contrapartida, na região Sudeste, o índice de aprovação ao governo petista cresceu de 42% para 48%, fora da margem de erro da pesquisa.

Lula continua mais popular no Nordeste, com índice de aprovação de 69%. Esse patamar está estável desde o início de 2023.
(O Antagonista)

Participe do blog.

Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade

  • Participe

  • Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com