A Polícia Federal segue em incursão pelo Maranhão e deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Cativeiro Invisível no município de Jenipapo dos Vieiras. A ação teve como objetivo investigar denúncias de abusos e exploração de indígenas da terra Lagoa Comprida. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Maranhão.
De acordo com as investigações, comerciantes locais estariam retendo indevidamente cartões de benefícios sociais e previdenciários como forma de garantir o pagamento de dívidas oriundas da venda de mercadorias a preços abusivos e de empréstimos com juros elevados. Há também indícios de que empréstimos tenham sido realizados em nome dos indígenas junto a instituições financeiras sem o consentimento dos beneficiários.
Durante as diligências, um dos alvos foi flagrado em posse de cartões pertencentes aos indígenas, que foram apreendidos e devolvidos aos titulares com o apoio da FUNAI. Além disso, foram encontrados outros cartões de benefícios, documentos de identidade, armas de fogo e munições. Dois suspeitos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com