Polícia Civil do Maranhão prende em São Paulo líder do Comando Vermelho e fundador do PCM com mais de 40 anos de condenação

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo, Josué dos Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, apontado como um dos fundadores da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e atual liderança do Comando Vermelho (CV).

A captura ocorreu no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, com apoio da Polícia Civil paulista. Gaspar estava foragido desde 2022, quando não retornou ao presídio após a saída temporária do Dia das Crianças. Contra ele havia um mandado de recaptura e uma condenação que ultrapassa 40 anos de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e associação criminosa.

As investigações indicam que, após a aliança entre o PCM e o Comando Vermelho, Gaspar migrou para o CV, onde se tornou uma das principais lideranças da facção, com atuação estratégica na Grande Ilha de São Luís.

Após os trâmites legais, o criminoso será transferido de volta ao sistema prisional maranhense, onde deverá cumprir o restante da pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade

  • Participe