
Cerca de 30% das 3.500 toneladas de óleo já foram retiradas do navio Stellar Banner, que está encalhado há 17 dias na Costa do Maranhão. Segundo a Polaris, proprietária do navio, a operação de resgate da embarcação continua e deve durar 10 dias, se as condições climáticas permitirem.
A retirada do óleo é a primeira etapa do resgate do navio. A próxima será a retirada da quase 300 mil toneladas de minério de ferro da Vale que iriam para a China. Já se sabe que há uma avaria de 25 metros na parte da frente do Stellar Banner, mas ainda não foi possível identificar o tamanho da rachadura por onde a água está entrando.
Sem o óleo e nem o minério, o navio vai ficar mais leve. Com isso, os técnicos esperam que a embarcação flutue e saia do banco de areia. Depois, deve ser feita uma solda provisória e o navio vai ser levado para um estaleiro para um conserto definitivo.
A operação de resgate do navio é realizada pelas equipes contratadas pela Polaris Shipping, e acompanhada por equipes do governo federal, como a Marinha e o Ibama.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com