Ney Bello, desembargador maranhense do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), é um dos principais nomes na corrida por uma das duas vagas abertas para ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas enfrenta forte resistência interna. A informação é do jornal O Globo.
A rejeição a Ney Bello se intensificou nas últimas semanas, com ministros articulando pessoalmente contra sua nomeação para a lista tríplice que será enviada ao presidente Lula.
O grupo dominante da Corte, liderado pelos ministros Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell, tem feito pressão para impedir sua inclusão, temendo que sua escolha reviva os conflitos do passado. A resistência é tão intensa que alguns ministros afirmam que, caso Bello seja selecionado, se sentirão “pessoalmente atingidos”.
Ney Bello conta com o apoio de importantes figuras do Supremo Tribunal Federal (STF), como Gilmar Mendes e o maranhense Flávio Dino, mas sua base dentro do STJ parece cada vez mais fragilizada.
Comentários nos corredores do tribunal indicam que ele “derreteu” nas últimas articulações, perdendo terreno para outros candidatos que enfrentam menos oposição, segundo a publicação.
com informações Blog Marrapá
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com