O Maranhão já registrou, somente em 2025, 1.303 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 89 mortes confirmadas.
Para enfrentar a alta demanda o Governo vai instalar um Hospital de Campanha no estacionamento do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, em São Luis.
A unidade começa a funcionar neste sábado (31), de 7h à meia noite, com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação, e será voltada ao atendimento de casos leves de síndrome gripal.
Pacientes com quadro respiratório agravado terão suporte de oxigênio e aspirador portátil, e, se for preciso, serão encaminhados por ambulância às unidades de referência, como:
- UPA do Vinhais (casos de urgência/emergência);
- Hospitais da Ilha (Turu), Aquiles Lisboa (Bonfim), Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Centro) e Dr. Carlos Macieira (Renascença), para internação hospitalar.
Outra medida adotada pelo Governo foi a instalação de postos de vacinação disponível na rede estadual nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais, além dos hospitais Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa, entre outras unidades básicas de saúde municipais além dos terminais de integração.