
Aberta nesta segunda-feira (02), pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a campanha Setembro Verde. A abertura ocorreu no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, com a participação de profissionais da saúde, representante da 2ª promotoria de justiça especializada na defesa da saúde e pacientes transplantados.
Com o tema, “É hora daquelas duas palavrinhas com a sua família: sou doador”, a campanha visa estimular a população para o assunto.
“A campanha Setembro Verde é sinônimo de solidariedade, e a solidariedade nos faz acreditar que algo melhor está por vir: o transplante de órgãos devolve vidas. Eu sou doador e gostaria muito que essa mensagem chegasse ao máximo de pessoas possível. Desta forma, transformaremos o nosso SUS, referência mundial na área de transplantes de órgãos, em um programa ainda maior”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Entre os anos de 2000 e 2018, o Maranhão realizou 630 transplantes renais, 2.007 de córneas, três de fígado e oito de tecidos ósseos. O Brasil se tornou referência mundial em transplantes de órgãos, cerca de 96% dos procedimentos de transplantes de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com