Fraude em recursos da saúde leva PF a realizar operações em Imperatriz e mais duas cidades.

Mais uma vez a Polícia Federal deflagra operação de combate a fraude na área da saúde, sobretudo nos recursos destinados ao combate da pandemia nos municípios maranhenses. Desta vez o alvo da operação, foram os municípios maranhenses de Imperatriz, Santa Luzia e São Bernardo. A operação intitulada VESALIUS, contou com o apoio da Controladoria-Geral da União e teve como objetivo desarticular um grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais.

A investigação teve origem a partir do Relatório sobre os Indícios de Irregularidades nas COMPRAS PÚBLICAS de Insumos e Bens para o combate à Pandemia provocada pela COVID19, no período de 01 de março a 31 de maio de 2020, elaborado pela Central de Operações Estaduais da Secretária da Fazenda do Maranhão (COE/SEFAZ/MA).

Entre as irregularidades apontadas, constatou-se inexistência da empresa contratada no local para o qual foi obtida a inscrição, falta de capacidade econômica, indícios de simulação de vendas e superfaturamento em aquisições realizadas pelos municípios de Santa Luzia/MA e de Bernardo do Mearim/MA. As compras eram realizadas por meio das secretarias de saúde de cada município apontado na investigação.

A empresa alvo da operação, conforme consta no portal do TCE/MA, participou de 13 (treze) licitações em diversos municípios do estado do Maranhão, sagrando-se vencedora em todas, a maioria durante o período de enfrentamento à COVID-19.

A Polícia Federal cumpriu 7 (sete) Mandados de Busca e Apreensão. Ao todo 28 policiais federais e 5 servidores da CGU participaram da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade

  • Participe