O governador Flávio Dino (PCdoB), voltou a reunir a imprensa na manha desta sexta-feira (04) para atualizar a situação da pandemia em todo o Maranhão. Durante a entrevista, Flávio Dino chamou a atenção para o aumento da quantidade de municípios do estado que não atingiram a o percentual mínimo de comprovação de vacinas aplicadas para que possam receber novas doses.
Atualmente dos 217 municípios, apenas 123 estão aptos a receber novas doses de imunizante. O governador destacou também apoio no processo de vacinação com a realização do mutirão em 11 cidades que devem chegar nesta semana a 100 mil pessoas vacinadas.
Dino também demonstrou preocupação com o aumento do número de casos de internações, especialmente nos quatro municípios que compreendem a região metropolitana. O Estado também tem recebido pedido de transferência de pacientes de outros estados para a capital, porém os pedidos tem sido negados em razão da crítica situação de ocupação dos leitos públicos. Nesta sexta, Flávio Dino anunciou que a capital só possui 06 leitos disponíveis, o que significa cerca de 98% de ocupação.
Já a rede municipal chegou a 100% de ocupação e não disponibiliza mais atendimento em razão da lotação. Em razão da urgência na necessidade de leitos, serão abertos 20 novos leitos em São Luís e 10 em Grajaú.
Durante o encontro também foi anunciado um apoio ao setor cultural com novos editais com base na Lei Aldir Blanc que chegam a 30 milhões de reais. As medidas sanitárias adotadas em decretos pelo governo foram prorrogadas até 14 de junho.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com