
Um boletim de atualização divulgado pela Marinha do Brasil na noite desse domingo (1) sobre o navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km da costa maranhense, informa que a situação da embarcação segue estável e que equipes de mergulho darão início, nas próximas horas, aos trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.
Ainda que a situação esteja estável, a Marinha diz que barreiras de contenção estão sendo usadas como instrumento de apoio, em caso de vazamento do óleo do Stellar Banner. A quantidade que havia vazado anteriormente dos porões da embarcação se espalhou por uma área de 0,79 km².
Na última sexta-feira (28), o Ibama informou que havia identificado, através de imagens aéreas, vazamento de cerca de 333 litros de óleo no mar e que o poluente teria se espalhado por uma área de 0,79 km². No sábado (29), o instituto afirmou que não viralizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente.
No boletim de atualização divulgado neste domingo (1), a Marinha confirma que também não encontrou mais as manchas de óleo sinalizadas anteriormente. Abaixo a nota na íntegra divulgada pela Marinha do Brasil no fim da noite deste domingo.
“A Marinha do Brasil (MB) informa que realizou hoje (1º) a 5ª reunião na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, ARDENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com