Nesta quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão visitou a sede da empresa Stegra, na cidade de Estolcomo, na Suécia. Durante a visita ele reforçou o interesse do Maranhão na implantação de uma planta de hidrogênio verde e HBI (ferro briquetado a quente)no projeto.
De acordo com as tratativas, a empresa sueca está fazendo um estudo de viabilidade para instalação do empreendimento em terras maranhenses, o que equivale a um investimento de aproximadamente US$ 3 bilhões.
O encontro com os representantes da Stegra foi acompanhado pela comitiva maranhense que está na missão internacional na Europa e, também, por representantes da empresa Vale. A mineradora brasileira é parceira da proposta e, com a instalação do empreendimento no Maranhão, será dado um salto histórico na cadeia produtiva do aço.
“Estou muito otimista, as conversas estão cada vez mais alinhadas e estou aqui para garantir que esse investimento seja feito no Maranhão, gerando emprego e renda para o nosso povo. Será um marco no beneficiamento de minério. A Vale hoje exporta o ferro in natura e essa empresa vai beneficiar o ferro para fazer os briquetes, utilizado na produção de aço, ou seja, é uma cadeia produtiva, não ficaremos apenas na exportação de commodities”, destacou o governador.
A expectativa é que sejam gerados 500 empregos diretos e mais 1 mil empregos indiretos se o empreendimento for instalado no estado.