O deputado federal Duarte Jr.(PSB) modulou o discurso em relação ao apoio do PT e da federação(PT, PCdoB e PV) à sua candidatura a prefeito de São Luís. Em entrevista nesta terça-feira(5) ao programa Expediente Final da Difusora News com Keith Almeida, John Cutrim e Judson Carvalho, o deputado foi cauteloso dessa vez e disse que ainda está dialogando com os partidos para formar uma aliança na eleição do próximo ano na capital.
“De fato afirmei ao jornal O Globo, foi logo após uma reunião da CPMI, onde estavam fazendo discussões sobre as candidaturas de 2024 e eu confirmei que sou pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PSB, o meu partido, e que estamos dialogando, sim, com a federação em todas as esferas. Na nacional já tive reuniões com a deputada federal Gleisi Hoffmann, que é presidente nacional do PT, foram reuniões muito boas, muito positivas, e nessa reunião ela disse que não haveria nenhum tipo de problema se nós conseguíssemos unir essas forças aqui na cidade de São Luís, e me refiro ao PT, ao PCdoB, PV e também ao PL com o deputado federal Josimar, com a deputada Detinha. Isso foi muito importante. Diálogo também na esfera estadual e na municipal, tenho trocado mensagens com o Honorato, tenho conversado com o Francimar, tenho conversado com todas as lideranças do PT, um partido muito grande, tenho dialogado também com o Márcio Jerry e outras lideranças do PCdoB, com o Adriano Sarney do PV, assim como tenho dialogado com a deputada Roseana Sarney, com o MDB. Tenho conversado com todos os partidos”, afirmou Duarte à Difusora News, em tom mais moderado, diferente do que afirmou ao jornal O Globo nesta semana. (veja no vídeo acima)
Ao jornal carioca, Duarte Jr. declarou que já estava certo o PT na sua chapa com o vice. “Está certa minha candidatura a prefeito em São Luís, com vice do PT, consolidando o apoio da federação (PT, PCdoB e PV). A partir daí vamos buscar outras forças, incluindo o PL, com Josimar”, disse Duarte ao Globo.
Confrontando novamente pelos apresentadores sobre essa fala, o deputado adotou um discurso diferente e mais prudente, sem confirmar o que disserra ao jornal. “Estamos dialogando com todas as frentes e nesses diálogos eu não escondo de ninguém que a nossa vaga de vice nós estamos colocando à disposição da federação”,
Ainda durante o programa ‘Expediente Final”, Duarte Jr. fez um gesto ao senador Weverton, presidente do PDT no estado. “Eu destaco que tenho conversado também com o senador Weverton Rocha, respeito a liderança do Weverton, respeito o partido que ele representa, que é o PDT, um partido histórico aqui na cidade de São Luís. Estamos dialogando e o objetivo é somar forças, a gente precisa somar forças pra que a gente possa avançar”, disse.
Questionado, por fim, em relação a tese de ter várias candidaturas do grupo em São Luís, Duarte defendeu uma única candidatura para enfrentar o prefeito Eduardo Braide, que lidera com boa margem em todas as pesquisas.
“Entenda bem a fundamentação da minha resposta. Eu repito o que está escrito na Bíblia: casa divida cai, casa dividida desmorona. A gente precisa somar forças, e caminhar em conjunto. É natural também que existam outros pré-candidatos que precisam demonstrar o seu trabalho, é natural que eles tenham esse sonho, e eu respeito todas as pré-candidaturas, mas eu acredito que a gente precisa somar forças. Na eleição passada todo mundo acreditou que houve um consórcio, mas ninguém combinou com ninguém, não houve uma combinação, a gente percebeu isso, um atacando o outro. Então, eu acredito que a gente precisa, sim, construir uma candidatura que possa reunir todas essas forças com o apoio do ministro Flávio Dino, com o apoio do governador Brandão, com o apoio do presidente Lula”, afirmou.
Duarte Jr. disse à Difusora News que no mês de abril do próximo ano o governador Carlos Brandão tomará uma decisão sobre o candidato que apoiará em São Luís.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com