Eleitores dos mais de cinco mil municípios brasileiros e do Distrito Federal foram às urnas. Os novos Conselheiros Tutelares deverão atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes para a gestão de 2024 a 2027.
No Maranhão, 5 milhões 73 mil e 862 eleitoras e eleitores estavam aptos a votar. Foram usadas 1.617 urnas eletrônicas em 148 municípios. Em 59 municípios foram usadas urnas de lona, enquanto que em 10 municípios a eleição foi mista com utilização de urna eletrônica e cédula.
O Estado definiu 231 conselhos, sendo 2 em São José de Ribamar, 2 Bacabal, 2 Imperatriz, 2 Paço do Lumiar e 2 Timon; e 10 em São Luís. Nos demais municípios, haverá a eleição de um único conselheiro tutelar.
Em São Luís, a eleição eletrônica ocorreu durante todo o dia, até às 17h, em 59 locais de votação, distribuídos em 10 áreas urbanas e rurais.
A votação teve o apoio da Justiça Eleitoral e do Ministério Público do Maranhão e pela primeira vez, contou com urnas eletrônicas em todo o território nacional.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com