A triste e preocupante situação das crianças fora da escola volta a ser debate em São Luís. Desta vez a Defensoria Pública entra em cena e realiza nesta quinta-feira (27), às 8h, audiência pública na sede do órgão para tratar do déficit de vagas na rede de ensino de São Luís
Segundo levantamento da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), houve um aumento na procura dos serviços da instituição por pais e responsáveis que não conseguiram vagas em unidades escolares da rede de ensino de São Luís para atender seus filhos. Enquanto que em 2022, a Defensoria registrou 34 atendimentos, em 2023 o número saltou para 45 casos.
Ainda conforme dados dos Conselhos Tutelares, que também chamam atenção, no início do ano havia cerca de 1 mil crianças fora da escola, mas após tratativas com a Secretaria Municipal de Educação, o número caiu para 400 alunos longe das salas de aula, na capital.
Durante a audiência, serão discutidas estratégias para absorver os alunos que não conseguirem uma vaga em uma escola com o encaminhamento de um plano de ação da Prefeitura de São Luís, que inclui um cronograma para ampliação e/ou construção das unidades de ensino, aumentando assim o número de vagas.