Bumba Meu Boi é reconhecido Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Consagrado nesta quarta-feira (11), como Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Bumba Meu Boi do Maranhão. O bem maranhense, que agora será reconhecido em todo o mundo, foi eleito pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Unesco, reunido em Bogotá, na Colômbia.
O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz comemora o resultado e disse o reconhecimento é fruto de muito trabalho “Foi longo o caminho percorrido para se chegar a esse momento. O Complexo Cultural possui criatividade impar, sendo uma das manifestações mais importantes do país e agora também de toda a Humanidade. É um título que o Brasil deve comemorar”, ressalta Queiroz.

Em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão recebeu o reconhecimento nacional e, um ano depois, na solenidade de titulação realizada em São Luís, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Bumba meu boi entregou ao Iphan o documento solicitando a inscrição na Lista Representativa da Unesco. O ministro do turismo, Marcelo Álvaro, Antônio comemorou o reconhecimento da Unesco e destacou que a decisão só reafirma nossa cultura riquíssima, que merece ser conhecida por todo o mundo.

Para o ministro, o Maranhão é extremamente rico em atrativos culturais e naturais. “Essa diversidade está organizada em dez polos turísticos, cada um com suas vertentes naturais, culturais e arquitetônicos. E o bumba meu boi retrata toda essa diversidade, pois congrega diversos bens associados em uma única manifestação: performances musicais e teatrais, design e artesanato. É um bem que sintetiza toda a riqueza cultural que o nosso país possui”, afirmou. 

A brincadeira é uma mistura de devoção, crenças, mitos, alegria, cores, dança, música, teatro e artesanato, além dos diversos estilos de brincar, chamados de sotaques que, em geral dividem-se em cinco: baixada, matraca, zabumba, costa-de-mão e orquestra. Contudo, estes estilos não são os únicos e existem ainda muitas variações, assim como os grupos criados a partir de releituras dos grupos tradicionais.


Participe do blog.

Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade

  • Participe

  • Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com