O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta segunda-feira (10) da abertura oficial da COP30, em Belém (PA), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do diplomata André Corrêa do Lago e de lideranças internacionais. O evento, que reúne representantes de mais de 190 países, segue até o dia 21 de novembro, debatendo ações para conter os efeitos das mudanças climáticas.
Durante o primeiro dia, o governador anunciou o programa Agentes Ambientais Comunitários, iniciativa do Governo do Maranhão que vai beneficiar 5 mil pessoas de comunidades tradicionais e povos originários. Cada participante receberá uma bolsa mensal de R$ 300, com foco na preservação ambiental, valorização dos saberes tradicionais e combate ao desmatamento.
Brandão destacou o papel do estado na defesa do meio ambiente e cobrou maior apoio financeiro dos países desenvolvidos para ações sustentáveis na Amazônia.
“Mesmo com poucos recursos, estamos mostrando que é possível proteger as florestas e fortalecer quem vive nelas”, afirmou.
O Maranhão participa da COP30 apresentando projetos como Paz no Campo, Terra para Elas e Floresta Viva, além de buscar novos investimentos internacionais. Durante o evento, Brandão deve assinar com o BNDES um contrato de R$ 53 milhões para regularização fundiária.
A COP30 marca a primeira vez que a conferência é realizada na Amazônia e tem como meta reforçar compromissos globais do Acordo de Paris, com foco em redução de emissões e financiamento climático para países em desenvolvimento.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
