O seminário “Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional para Erradicação da Fome no Estado” encerrou na sexta-feira (17) as atividades da Semana Estadual de Alimentação, reunindo gestores, pesquisadores, agricultores e representantes da sociedade civil para debater os resultados das políticas públicas voltadas à segurança alimentar. Durante o encontro, o governador Carlos Brandão ressaltou os avanços sociais registrados nos últimos dois anos.
Segundo dados do FGV IBRE, baseados na PNAD Contínua, cerca de um milhão de maranhenses deixaram a condição de pobreza entre 2022 e 2024. “Apresentamos programas que tiraram quase um milhão de pessoas da extrema pobreza, mas ainda temos muito a fazer. Por isso, criamos o Maranhão Livre da Fome, que distribui cartões para compra exclusiva de alimentos”, afirmou Brandão.
Coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), as políticas de segurança alimentar, como os Restaurantes Populares, o Banco de Alimentos e o programa Maranhão Livre da Fome, foram apresentadas como referências nacionais.
O estado conta hoje com 201 Restaurantes Populares em 178 municípios, consolidando a maior rede do tipo na América Latina. Já o programa Maranhão Livre da Fome, lançado em maio, beneficia mais de 400 mil pessoas, garantindo repasse mensal de R$ 200, além de complementos e serviços de saúde e capacitação.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail