Para marcar o Dia Nacional de Luta dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, celebrado nesta quarta-feira (07), uma audiência coletiva e um ciclo de debates discutem a inclusão socioprodutiva destes profissionais. A ação ocorrerá a partir das 8h30 e segue até às 17h no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.
Dados do Atlas Brasileiro de Reciclagem de 2022, mostram que o Maranhão possui 13 cooperativas/associações de catadores e catadoras, totalizando 148 cooperados. Segundo o Atlas, 72,6% dos profissionais que atuam em cooperativas brasileiras possuem ensino fundamental completo. Outros 55% não foram alfabetizados ou possuem o fundamental incompleto.
Já no acumulado de 2020/2021, juntas as cooperativas maranhenses comercializaram cerca de 600 toneladas de plástico, 554 toneladas de metais e 1,7 milhão de toneladas de papel.
Números do Brasil
De cada 10kg de embalagens recicladas no país, nove foram coletadas por catadores(as). Os dados mostram ainda infraestrutura das cooperativas: 52% possuem galpão próprio ou cedido, 36% não possuem kits básicos de equipamento, 79% não possuem galpão e kits básicos de equipamento.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com