Quinze senadores protocolaram nesta quarta-feira (6) um pedido de impeachment contra a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, por suposto crime de responsabilidade.
O pedido foi recebido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Os parlamentares acusam a ministra de ter violado um artigo da Constituição ao deixar de prestar informações formalmente requeridas por parlamentares, o que configura crime de responsabilidade.
O pedido de impeachment se fundamenta na falta de resposta da ministra a uma série de pedidos formulados por deputados federais. Os senadores argumentam que Sônia Guajajara tem o hábito de ignorar os requerimentos de informações dos parlamentares, o que configura crime de responsabilidade.
Segundo os parlamentares, a denúncia tem o objetivo de afastar a ministra do cargo, uma vez que ela deixou de prestar informações formalmente solicitadas pelos parlamentares dentro do prazo estabelecido por lei.
Na representação, os senadores destacam que o descaso da ministra em relação aos requerimentos dos parlamentares levanta preocupações sobre o tratamento dispensado aos povos indígenas, especialmente os yanomamis, frequentemente objeto de notícias sobre seu abandono pelo Poder Executivo.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com