Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) estarão logo mais ás 9h, na comunidade Bom Acerto, localizada na zona rural da cidade de Balsas, a 810 km de São Luís, para realizar uma perícia nas casas dos trabalhadores rurais, que foram alvo de um incêndio que destruiu três residências no último dia 23 de agosto.
Um relatório dessa perícia vai ser anexado ao inquérito que investiga as causas do incêndio na comunidade de Bom Acerto.
A origem do conflito é registrada desde agosto de 2020, quando os trabalhadores rurais foram expulsos do local e viram suas casas e plantações destruídas por um trator. Desde então, as famílias têm lutado na Vara Agrária do Maranhão para manter o direito às suas propriedades.
Lembrando que o Maranhão é o 3º estado do país com o maior número de conflitos agrários, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra. Em 2022, o Estado registrou 102 áreas de conflitos e sete mortes devido as disputas de terra no campo.
No ranking dos estados com maior registro de conflitos, o Maranhão fica atrás apenas do Amazonas, com 110 casos e de Mato Grosso, com 118. Mirador e Balsas são os municípios maranhenses com o maior de disputas pela posse de terra.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com