Prefeitos e prefeitas do Maranhão realizam hoje (30) paralisação de suas atividades em um movimento conjunto intitulado “Chega! Sem FPM não dá”. A iniciativa visa chamar a atenção para a crítica situação financeira enfrentada pelas administrações municipais devido à diminuição no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
No início de Agosto os prefeitos se reuniram em Brasília em razão de pelo menos 30% das cidades maranhenses não terem recebido o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por causa disso, esses municípios atrasaram o pagamento dos salários dos servidores.
O movimento, que reúne gestores de diferentes partidos e regiões do estado, destaca a importância dos recursos oriundos do FPM para a manutenção dos serviços públicos essenciais que impactam diretamente a vida dos cidadãos.
Apesar da paralisação, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), garantiu que setores essenciais, como saúde, segurança, educação, abastecimento de água e saneamento, serviços funerários e transporte público, permanecerão em funcionamento para não prejudicar a população.
Durante todo o dia, os gestores têm programadas ações de conscientização, como reuniões e debates, visando envolver a população na causa e pressionar por uma solução efetiva para a crise financeira enfrentada pelos municípios maranhenses.
Até o momento os municípios da região metropolitana, a exemplo de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa não devem paralisar as atividade.
Os gestores maranhenses também anunciaram a articulação para uma reunião no dia 1º de setembro com a presença da bancada federal maranhense.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com