Os sindicatos dos Correios do Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, e Tocantins, representados pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), anunciaram paralisação das atividades a partir desta quinta-feira,23, por tempo indeterminado. O movimento acontece um dia antes da chamada Black Friday.
A categoria afirma que a decisão ocorre após a recusa da direção dos Correios em resolver 26 questões identificadas pelos trabalhadores antes da assinatura do acordo coletivo. “Ao longo dos últimos 50 dias, a FINDECT buscou diálogo, porém, a resposta da direção, liderada por Fabiano Silva, foi inadequada, negligenciando as legítimas demandas dos trabalhadores”, diz a federação em nota.
A Findect diz que durante a negociação do acordo coletivo parte das direções sindicais não analisaram de forma minuciosa o conteúdo e por isso assinaram com a empresa. A Federação garante que representa “40% do efetivo nacional” dos Correios e “60% do fluxo postal do país”.