A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale lançou uma campanha de alerta e combate a mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de várias doenças.
O país está em alerta em razão do disparado número de casos prováveis de dengue que chega há mais de 500 mil, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
No Maranhão a situação não é diferente e exige atenção por parte de todos, com ações governamentais, e monitoramento permanente da população em relação às suas casas.
A deputada enfatiza que é preciso dedicar pelo menos dez minutos do dia para observar como está a casa. “Veja sua casa, quintal, vasilhas, garrafas e tudo que possa oferecer perigo, não deixe que a água parada se transforme em foco do mosquito da dengue. Esvazie tudo que pode deixar água acumulada”, disse a presidente.
Dados da dengue
Ainda de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, 54 pessoas já morreram por dengue no Brasil em 2024. O coeficiente de incidência da doença no país está em 252,3 casos de dengue por 100 mil habitantes.
O cenário também é preocupante no Maranhão, com aumento em 300% no número de casos no ano de 2023.
Em 2024, 26 municípios já tiveram casos da doença confirmados, sendo registrados cinco graves. Além disso, cinco municípios registraram casos de chikungunya e três registraram casos de zika vírus, todos provenientes do mosquito.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com