O Governo Federal anunciou a retomada do programa Farmácia Popular do Brasil com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos gratuitos e expandir a rede de unidades em municípios com maior vulnerabilidade.
Em uma medida inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no programa. Isso significa que cerca de 55 milhões de brasileiros terão acesso facilitado à assistência farmacêutica.
A prioridade será dada à saúde da mulher, que terá acesso gratuito a medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Esses produtos, que antes eram oferecidos pelo Farmácia Popular com um desconto de 50%, agora serão disponibilizados gratuitamente.
Tratamentos para hipertensão, diabetes e asma também farão parte da lista de medicamentos gratuitos. Estima-se que mais de 5 milhões de mulheres se beneficiarão com essa medida, deixando de pagar pela metade do valor dos produtos.
O Farmácia Popular do Brasil continuará oferecendo medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e agora também disponibilizará gratuitamente medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais.
Além disso, o programa oferecerá descontos de até 90% em medicamentos para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. No total, serão contempladas 11 doenças.
O acesso ao programa também será facilitado para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessas pessoas, será designado um representante da comunidade que será responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de apresentar CPF. Essa iniciativa será implementada inicialmente em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.
Relacionado
Participe do blog.
Mande sua mensagem ou denúncia no e-mail keithlccalm@gmail.com