
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), divulgada nesta quarta-feira (18) apontou uma diferença de até 161,57% nos preços de itens comercializados durante as festas de fim de ano.
O levantamento avaliou 128 itens entre os dias 12 e 16 de dezembro em São Luís e municípios da Região Metropolitana. A pesquisa analisou o preço de carnes, chocolates, panetones, cereais, conservas, bebidas, pescados, alimentos perecíveis e não-perecíveis que são os mais procurados pelos maranhenses.
Entre os produtos pesquisados, o suco concentrado foi o item que mais apresentou variação, com 161,7%, seguido pelo melão amarelo com 67,04%. Em relação as carnes, o peru congelado chegou a obter 42,96% de variação. Fatores como a alta procura e o tamanho dos estoques que são preparados pelos lojistas, podem implicar no aumento.
O consumidor também deve ficar atento caso os preços da pesquisa do Procon estejam diferentes do que o anunciado pelos lojistas. Se o estiver com o valor acima do que foi registrado, ele pode realizar uma denúncia pelos canais formais do órgão na internet, nas unidades físicas em todo o Maranhão e pelo aplicativo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
